Título: Obvio!, carro tipo exportação, será atração em salões nos EUA
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 11/11/2005, Economia & Negócios, p. B14

No prédio da MVC Marcopolo, fabricante de carrocerias em São Bernardo do Campo (SP), uma equipe 45 técnicos trabalhou até a madrugada de hoje para concluir a montagem, praticamente manual, do primeiro 0bvio!, minicarro que será fabricado inicialmente apenas para exportação. O veículo seguiu em caminhão para o Rio de Janeiro, onde deverá ser apresentado à governadora Rosinha Garotinho em um evento às 10 horas. Na próxima semana, essa versão do Obvio! chamada de 012, e outra menor, a 828, serão enviadas aos Estados Unidos para participar do Salão do Automóvel de São Francisco, na Califórnia, região para a qual a montadora brasileira Obvio! Automotoveículos Ltda espera exportar 50 mil unidades ao ano. O primeiro contrato, no valor de US$ 700 milhões, foi assinado com a ZAP (Zero Air Polution), fabricante californiana de veículos elétricos.

A produção em série deve começar em 2006, na fábrica de Xerém, Duque de Caxias, que está sendo montada com investimento inicial de US$ 25 milhões. O primeiro lote de carros, entre 7,5 mil e 10 mil unidades, deve ser exportado no segundo semestre de 2007. Depois, a previsão é de vendas anuais de 50 mil modelos. "Será o primeiro carro flexível dos Estados Unidos que poderá ser abastecido com gasolina ou álcool", informa Celso Meirelles de Oliveira Santos, diretor e designer da Obvio!. O carro terá tecnologia para rodar com álcool de milho, usado nos EUA como mistura à gasolina na proporção de 15%.

Segundo o presidente da Obvio!, Ricardo Machado, a versão 828, com 2,65 metros e capacidade para três pessoas, vai custar US$ 14 mil. A 012, mais sofisticada, será vendida por US$ 24 mil. Os modelos trazem inovações como um computador multimídia que será fornecido pela empresa iMobile.

O presidente da ZAP, Max Scheder-Bieschin, veio ao Brasil acompanhar a finalização da produção dos dois protótipos, que também serão apresentados no Salão de Los Angeles, em janeiro, e no de Orlando, em fevereiro. "A filosofia da nossa empresa é ter produtos únicos, que sejam sustentáveis, chamem a atenção e tenham alta qualidade", diz Bieschin.

A ZAP, companhia pública criada em 1994 com ações na Bolsa de Nova York, já vendeu 90 mil veículos elétricos, entre patinetes, bicicletas e carros. O acordo com a Obvio! foi assinado em setembro e inclui a compra de 20% das ações da empresa brasileira. Inicialmente, Machado negociou a exportação com a Auto America Group, mas o negócio foi desfeito.

"Temos certeza de que o mercado americano quer veículos pequenos e econômicos e vamos atuar nesse nicho, com produtos diferenciados, sem competir com as grandes montadoras", afirma Bieschin. O consumidor alvo, diz ele, são pessoas que já possuem um ou dois veículos e querem uma terceira opção para andar pela cidade. "Vamos oferecer um produto de alta tecnologia e que faz bem para o meio ambiente."

O executivo deve se reunir com representantes da Petrobrás para discutir estratégias de implantação de bombas de fornecimento de álcool nos postos da região norte-americana, uma das mais preocupadas com a questão ambiental.

O governo do Rio ofereceu incentivos fiscais para a fábrica, como redução de ICMS e a construção de uma estrada ligando Xerém ao Porto de Sepetiba. A Prefeitura de Duque de Caxias alugou o galpão para a produção, onde funcionou a Fábrica Nacional de Motores (FNM), adquirido da Fiat. Quando operar com capacidade de 50 mil a 70 mil veículos, a empresa deve criar cerca de 4 mil empregos.