Título: Lula concorda com Dilma sobre superávit, diz Berzoini
Autor: Elizabeth Lopes e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/11/2005, Nacional, p. A11

O presidente do PT, Ricardo Berzoini, considerou inadequada a proposta de ajuste fiscal de longo prazo defendida pela equipe econômica e o conseqüente superávit primário superior à meta de 4,25% do PIB. "É possível acelerar a execução orçamentária praticando o que está previsto no orçamento para o superávit de 4,25%", disse ele. "Essa também é a opinião do presidente Lula." De acordo com Berzoini, não existe a possibilidade de o Congresso aprovar tal proposta até o fim do governo Lula. Mesmo porque, insistiu, não há um projeto definido, mas apenas um "estudo" do Ministério do Planejamento. A proposta é motivo de disputa entre os ministros da Fazenda, Antônio Palocci, e da Casa Civil, Dilma Roussef, que fez pesadas críticas ao projeto.

Berzoini negou que o PT vá se posicionar em defesa de Dilma ou Palocci, mas o fato é que vários dirigentes do partido têm bombardeado a proposta. E o próprio presidente do PT deixou clara sua posição. Segundo ele, não há necessidade de ampliar o ajuste porque o cenário macroeconômico permite a redução dos juros e maior execução orçamentária para privilegiar políticas sociais. "Palocci tem atuação muito importante como ministro, zelando pela estabilidade econômica, e Dilma tem tido um esforço grande para ampliar e acelerar a execução orçamentária", destacou.

Berzoini disse não acreditar na saída de Palocci e desqualificou as denúncias que pesam contra ele. Ressaltou que acha "saudável" o debate com Dilma e que este permitirá ao governo achar o melhor caminho na condução da política econômica.