Título: No aeroporto de Brasilia, o lendário Air Force One
Autor: Roberto Godoy
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/11/2005, Nacional, p. A8

O avião do presidente George W. Bush, o lendário jato Air Force One, chega hoje ao aeroporto de Brasília e transforma a capital no centro de controle do governo dos EUA. É uma condição com duas faces. Uma delas é a conferida pelo inigualável charme do gabinete executivo instalado a bordo do Boeing 747-200B. Sofás e poltronas revestidos de couro; mesas de carvalho e mogno; cristais, louças e pratarias em meio a espaços amplos. A outra face, oculta e sinistra, justifica a designação de nave do Juízo Final. A bordo do Air Force One Bush pode desfechar um ataque nuclear em menos de 10 minutos.

A versão utilizada por Bush é a mais recente, modificada depois do ataque terrorista de 11 de setembro de 2001. O jato de 4 motores voa continuamente por 12 horas. Dotado de sistemas eletrônicos e térmicos para confundir sistemas de detecção, recebeu mísseis ar-ar para autodefesa contra alvos situados a longo alcance .

Mais veloz que Jumbos 747 comuns, desloca-se a 989 quilômetros por hora. Há um Air Force One de reserva, que fica abrigado a no máximo uma hora de vôo do local de pouso do avião principal.