Título: PT contesta relatório e acusa Fruet de falta de isenção
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/12/2005, Nacional, p. A17

Documento elaborado pelo PT contesta o relatório parcial do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), apresentado há 20 dias na CPI dos Correios, que considerou uma "farsa" e inexistentes os empréstimos de R$ 55 milhões obtidos pelo empresário Marcos Valério de Souza junto ao bancos Rural e BMG para alimentar o caixa 2 petista e de partidos aliados. O documento reivindica a retirada do texto de referências a dirigentes do PT e à inexistência dos empréstimos. "Não há isenção no relatório." "Ao invés de apresentar provas ou conclusões, constrói o deputado Gustavo Fruet seu relatório com base em afirmações vagas, como causa estranheza o modo de execução dos empréstimos", diz o documento. "Tais estranhezas sem dúvida podem justificar suspeitas quanto aos empréstimos; no entanto, não se pode do mesmo modo descartar a possibilidade dos empréstimos terem efetivamente se realizado."

As alterações propostas pelos petistas deverão ser incorporadas ao relatório parcial, previsto para ser votado hoje na CPI. Mas, em contrapartida, Fruet vai incluir no relatório o depoimento do publicitário Duda Mendonça, que apontou a existência de caixa 2 em campanhas estaduais de 2002. Fruet também concorda em pôr no relatório o empréstimo feito por Valério para financiar a campanha à reeleição ao governo de Minas, em 98, do hoje senador Eduardo Azeredo (PSDB).

No documento, os petistas observam que "não está provado o desvio de recursos públicos" para o valerioduto e pedem a retirada dessa afirmação do texto.