Título: Dirceu deve entrar com novo recurso no STF
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/12/2005, Nacional, p. A7

Ex-deputado dá sinal verde para que advogado avalie possibilidade de recorrer

O ex-deputado José Dirceu (PT-SP) deu sinal verde para que seu advogado, José Luiz Oliveira Lima, estude a possibilidade de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a cassação do seu mandato. O deputado foi cassado na semana passada, mas a defesa contesta vários pontos do processo no Conselho de Ética, como o fato de não ter sido publicado um novo relatório antes da votação no plenário da Câmara. "Eu falei (para José Dirceu): estou pensando na nossa medida", contou Oliveira Lima. Segundo o advogado, o petista respondeu: "Pode pensar." A reposta pode ser considerada uma mudança de planos, já que, logo após a cassação, Dirceu avisou que não pretendia recorrer.

Oliveira Lima disse que, se o deputado de fato resolver recorrer ao STF, isso somente ocorrerá em 2006. "Não é para hoje." A expectativa é de que a defesa baseie um eventual recurso ao Supremo em pareceres redigidos por renomados juristas. Nos meios jurídicos de Brasília, comenta-se que o valor médio de um parecer desse tipo é de R$ 50 mil.

Se Dirceu resolver recorrer ao STF para tentar reverter a cassação de seu mandato, esse não será o seu primeiro pedido protocolado na mais alta Corte de Justiça do País. Antes da votação do processo de cassação, ele recorreu cinco vezes ao Supremo.

Na última delas, obteve, no dia da votação no plenário da Câmara, uma liminar determinando que fossem retiradas do relatório as referências ao depoimento da presidente do Banco Rural, Kátia Rabello, que teria falado sobre a suposta facilidade de acesso do empresário Marcos Valério à Casa Civil.

NOTA

Apesar de Dirceu ter declarado à revista Fórum que "não sobrou nada no governo", a assessoria de imprensa do ex-deputado afirmou ontem, em nota, que, em nenhum momento, ele disse que o governo acabou. "As frases tiradas do contexto por alguns órgãos de imprensa perderam o sentido original, que não era de crítica."

A assessoria afirma ainda que a frase "não sobrou nada no governo" significa que todas as pessoas do círculo próximo a Lula foram atingidas.