Título: 'Ai, que saudades eu tenho do Everardo'
Autor: Renata VeríssimoLu Aiko OttaVera Rosa, Mariana
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/01/2005, Economia, p. B1

BRASÍLIA - "Ai, que saudades do Everardo!" Essa foi a reação do presidente do PDT em São Paulo, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, depois de dizer que está se sentindo traído com a decisão do governo de aumentar a tributação sobre empresas prestadoras de serviço, medida tomada junto com a correção da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física. Ele se referiu a Everardo Maciel, que foi secretário da Receita Federal nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso e era constantemente criticado por sua "voracidade tributária". "Acertamos com o governo que iria corrigir a tabela do Imposto de Renda, aí eles inventaram um jeito de taxar as pequenas e médias empresas e pessoas que trabalham como autônomas, o que vai ampliar o desemprego", disse Paulinho. "O governo do PT tem sede de aumentar impostos", queixou-se o sindicalista. "Esse é o governo do marketing: fez festa, disse que ia corrigir a tabela, mas deu com uma mão e tirou com outra. Foi pura má fé."

Paulinho disse que o acordo para corrigir a tabela foi firmado com o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até a tarde de ontem, ele ainda não havia conseguido falar com nenhum dos dois para questionar o aumento de tributos.

Segundo ele, quando o Congresso retomar os trabalhos, em 15 de fevereiro, os sindicatos deverão fazer pressão para derrubar o aumento de impostos. O senador José Jorge (PFL-PE) disse que o seu partido fará em fevereiro uma mobilização de empresas para pressionar o governo a retirar a MP.