Título: Os fracos rivais de Abbas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 09/01/2005, Internacional, p. A16

ABDEL HALIM AL-ASHKAR: Candidato independente. Tem 46 anos, nasceu em Tulkarem, Cisjordânia, e está em prisão domiciliar e aguarda julgamento nos EUA - onde lecionou em vários universidades - por suposto envolvimento com o Hamas. SAYED BARAKE: Independente. Tem 48 anos, nasceu em Khan Yunes, sul da Faixa de Gaza, foi expulso em 1989 para o Líbano por supostamente fazer parte da liderança da Jihad Islâmica e voltou em 1998 aos territórios palestinos.

MUSTAFÁ BARGUTI: Independente. Tem 50 anos e segundo sua biografia nasceu em Jerusalém. Formado em medicina na URSS, participou da Conferência de Madri em 1991 e foi um dos principais promotores da campanha contra a construção do muro de separação na Cisjordânia e de movimentos internacionais de solidariedade aos palestinos.

TAISIR JALID: Da Frente Democrática para a Libertação da Palestina (FDLP). Tem 65 anos e nasceu em Nablus, Cisjordânia. Foi ferido em 1998 pelo Exército israelense durante manifestação contra a construção de assentamentos e esteve preso durante seis meses em 2003.

BASAM SALHI: Do Partido do Povo. Tem 44 anos e nasceu em Ramallah. Fez parte da Liderança Nacional Unida que dirigiu a primeira Intifada (1987-93) e durante a qual foi preso por Israel por 3 anos.

ABDEL KARIM SHBAIR: Independente. Tem 45 anos e nasceu na Cidade de Gaza. Tem doutorado em direito internacional e como advogado dedicou-se a defender palestinos presos por Israel.