Título: Virgílio deve lançar candidatura amanhã
Autor: Eugênia Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2005, Nacional, p. A4

O governo e a cúpula do PT perderam as esperanças de que Virgílio Guimarães (PT-MG) desista de sua candidatura avulsa à presidência da Câmara e começaram a trabalhar ontem com o cenário de disputa entre ele e o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP). Mesmo assim, dirigentes do PT acreditam que Greenhalgh será eleito em 14 de fevereiro. Segundo o deputado João Leão (PL-BA), Virgílio vai lançar amanhã sua candidatura à sucessão de João Paulo Cunha (PT-SP). "Eu já vinha trabalhando com a hipótese de Virgílio manter sua candidatura desde a semana passada", afirmou Greenhalgh, depois de reunir-se com os coordenadores de campanha. Para deixar claro que o candidato do partido é Greenhalgh, a bancada divulgará amanhã uma carta de apoio.

Diante da insistência de Virgílio em manter sua candidatura, o presidente Lula preferiu não se reunir ontem com ele. No encontro, Virgílio pretendia apresentar os argumentos que acredita que o credenciam o candidato mais competitivo na eleição na Câmara.

Hoje, Virgília almoça com deputados que o apóiam, do movimento "Câmara Forte", na casa de João Leão. Neste sábado, convocou uma plenária do PT de Minas para comunicar o lançamento de seu nome. "A candidatura do PT é a de Luiz Eduardo Greenhalgh. Não trato da candidatura do Virgílio", disse o líder do governo na Casa, Professor Luizinho (PT-SP). Na sua avaliação, os aliados vão apoiar Greenhalgh. Pela tradição, cabe ao maior partido - hoje o PT, com 90 deputados - indicar o candidato. "Pode ter um ou outro deputado se juntando a candidaturas avulsas. Mas na hora do vamos ver é a tradição que acaba valendo", afirmou Luizinho.

Na tentativa de acabar com a divisão do PL em torno da sucessão na Câmara, o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, reúne-se hoje com o presidente do partido, deputado Valdemar Costa Neto (SP), o líder da bancada, Sandro Mabel (GO), e o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. "Para todos os argumentos existem os contra-argumentos e quem sabe nós não vamos convencer o vice-presidente a apoiar Virgílio?", rebateu João Leão.

Esta semana Greenhalgh fará campanha em Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Florianópolis e Curitiba. João Paulo começará a enviar carta a todos os deputados pedindo votos para ele. O presidente da Câmara está na Itália, mas voltará quinta-feira para começar a viajar com o candidato.