Título: Airbus leva Lula e cinco ministros a Tabatinga
Autor: Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/01/2005, Nacional, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarca hoje em Tabatinga, cidade do extremo oeste do Amazonas, na fronteira com o Peru e a Colômbia, para relançar o Projeto Rondon. Cerca de 200 universitários de 40 instituições de ensino vão coletar, com apoio das Forças Armadas, informações para acelerar ações sociais do governo em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Na época da ditadura, o projeto - criado em 1967 e extinto em 1989 - levou 350 mil estudantes ao grotões do País. Lula vai almoçar com os universitários que participam da nova versão do programa. Depois, ele se encontrará com o presidente colombiano, Álvaro Uribe, na cidade vizinha de Letícia, já na Colômbia. A chegada de Lula a Tabatinga está prevista para as 9 horas - meio-dia em Brasília). Será sua primeira viagem no novo avião ACJ A-319, que será usado em vôos nacionais e internacionais. O Airbus, que custou US$ 56,7 milhões, tem capacidade para 40 passageiros. Devem acompanhar Lula na viagem o vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar, e os ministros Celso Amorim (Relações Exteriores), Aldo Rebelo (Coordenação Política), Tarso Genro (Educação), Alfredo Nascimento (Transportes) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência). Guido Mantega, presidente do BNDES, também pode ir. Lula voltará a Brasília às 17 horas, horário local.

CONFLITOS

A área escolhida pelo Ministério da Defesa para reiniciar o Projeto Rondon é uma das mais conturbadas da faixa de fronteira. Garimpeiros, madeireiros, traficantes de armas e drogas, ONGs estrangeiras, seitas e cientistas que fazem biopirataria transitam nas comunidades e municípios da fronteira do Brasil com Peru e Colômbia. Do lado peruano os madeireiros agem livremente.

Já na área colombiana é freqüente a ameaça das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A ação das Farc deve ser um dos temas do encontro de Lula com Uribe hoje. O governo quer encerrar a crise entre a Colômbia e a Venezuela, desencadeada no fim de semana, quando um guerrilheiro das Farc foi preso pelo governo colombiano em território venezuelano. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, considerou que a prisão violou a soberania de seu país.

SOLIMÕES

O relançamento do Projeto Rondon tem por meta fazer o levantamento da realidade econômica e social de 13 lugarejos do Alto Solimões e Alto Rio Negro, no Amazonas. Os universitários ficarão na área até o fim do mês. A primeira etapa do projeto está orçada em R$ 2 milhões.

"Pretendo fazer um diagnóstico da relação entre a economia e o meio ambiente no lugar em que vou atuar", afirma a estudante de biologia da Universidade Federal de Sergipe, Andréia Cristina de Araújo, de 22 anos. Ela foi escalada para levantar informações de Eirunepé, perto da divisa com o Acre.

Andréia e os demais universitários estiveram anteontem no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Exército, onde ouviram palestras e percorreram 850 metros em trilhas na mata.