Título: 2 tornados atingem sul de SC
Autor: Kazuo Inque
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/01/2005, Metrópole, p. C8

Dois tornados destruíram pelos menos quatro casas e causaram grandes prejuízos em outras 70 em bairros de Criciúma, no sul de Santa Catarina, na tarde de ontem. Segundo especialistas, o tornado, de classe 1, teve ventos que podem ter ultrapassado 115 km/h. O primeiro formou-se por volta das 15 horas e foi seguido de forte chuva. Uma hora depois, o outro surgiu a 4 quilômetros do centro e causou mais destruição. Uma mulher, Taise Vieira Pinto, de 68 anos, ficou assustada e morreu após sofrer um enfarte. Não está confirmado se a morte teve relação com os tornados. A Defesa Civil fez um alerta à população para a possibilidade de novos ventos fortes entre hoje e manhã. Até o início da noite, a Defesa Civil ainda não tinha conseguido contabilizar os prejuízos, mas um levantamento preliminar revelou que mais de 70 casas de seis bairros foram atingidas e três delas completamente destruídas. A maioria das residências perdeu telhados e muros ruíram.

O comandante do Corpo de Bombeiro da cidade, capitão Edmilson Lopes, chegou a fazer um apelo para que curiosos não se aproximassem dos locais atingidos porque havia risco de desmoronamentos. "Até por causa do que aconteceu com o furacão Catarina, no ano passado, já temos experiência com esse tipo de ocorrência", explicou o capitão.

O primeiro dia da nova administração municipal de Criciúma foi literalmente um desastre. O prefeito eleito, Décio Góes (PT), teve sua candidatura cassada e em seu lugar assumiu Anderlei Antonelli (PMDB), que se licenciou logo após a posse em respeito a um acordo entre os dois partidos para aguardar a decisão do TSE sobre o recurso impetrado pelo PT. Assim, o novo prefeito é o presidente da Câmara, Sérgio Pacheco (PP), que nunca havia assumido um cargo público e até a noite de ontem estava aguardando informações mais precisas para decretar estado de emergência.

Em 28 de março de 2004, o ciclone Catarina atingiu o sul catarinense e o norte gaúcho, com ventos de até 150 km/h, deixando 2 mortos e mais de 60 feridos.