Título: Virgílio deve ser punido após festa do PT em Minas
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/02/2005, Nacional, p. A7

A cúpula do PT deve decidir o tipo de punição ao deputado Virgílio Guimarães (MG) no próximo dia 28, mas a penalidade não será aplicada antes de 19 de março. O motivo é simples: o PT marcou para esta data a comemoração de seus 25 anos - completados no dia 10 - justamente em Belo Horizonte, reduto político de Virgílio. Dirigentes petistas argumentam que ele descumpriu orientação para apoiar o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara, lançando candidatura avulsa e fazendo o governo amargar sua maior derrota política. O tipo de punição a Virgílio divide os petistas, mas é provável que ele seja suspenso das atividades da bancada - perdendo direito a cargos em comissões da Câmara - por período ainda não definido.

Até agora, a tendência é que a executiva do PT encaminhe no fim do mês a proposta de punição ao diretório nacional, que deve se reunir em 8 e 9 de abril - depois, portanto, da comemoração dos 25 anos do partido. A penalidade pode ser aplicada tanto por rito sumário, sem direito a defesa, como pela comissão de ética. Neste caso, o processo pode demorar até 90 dias.

Para o secretário-geral do PT, Sílvio Pereira, Virgílio desrespeitou o estatuto do partido ao ignorar decisão da executiva - que resolveu fechar questão em torno da candidatura de Greenhalgh. "Ele violou a fidelidade e a disciplina partidárias. Foi usado por nossos adversários para prejudicar o PT, o governo e contribuiu para o caos na Câmara", argumentou.

Virgílio dis se que não é culpado pela derrota. Mais: lembrou que o PT, quando era oposição, sempre lançou candidatura avulsa.