Título: Heloísa sugere quebrar sigilo de 11 deputados
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/12/2005, Nacional, p. A6

BRASÍLIA - Integrante da CPI dos Correios, a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) vai apresentar requerimento para quebra de sigilo telefônico, bancário e fiscal de vários parlamentares que ela chama de ¿beneficiários iniciais¿ do mensalão. Entre eles estão os 11 deputados investigados no Conselho de Ética da Câmara. Na lista da senadora, entrarão também assessores da Câmara que receberam, em nome dos deputados, dinheiro do esquema de caixa 2 montado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza. A lista de assessores-sacadores vai crescer porque, desde a semana passada, a CPI está cruzando os nomes de todos os contratados pela Câmara nos últimos cinco anos com os sacadores das contas de Valério sobre os quais não se tinha informação. Os nomes apareceram principalmente nas quebras de sigilo que mostram entradas e saídas de dinheiro das contas de Marcos Valério no Banco Rural. Alguns parlamentares têm expectativa de chegar a novos nomes de deputados que ainda não apareceram como beneficiários do valerioduto.

As reuniões deliberativas da CPI serão retomadas na primeira semana de janeiro, quando Heloísa Helena apresentará o requerimento. ¿O Conselho de Ética não tem poder para quebrar sigilos. Mas o povo precisa saber quem são todos os parlamentares e não parlamentares que receberam dinheiro do mensalão. Este era o trabalho da CPI do Mensalão, que foi paralisada. A CPI dos Correios tem que assumir essa prerrogativa¿, sustenta Heloísa Helena. O relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), disse que a quebra dos sigilos de todos os beneficiários do mensalão ¿já deveria ter acontecido¿, mas agora teme que atrapalhe mais do que auxilie o Conselho de Ética.

¿Qualquer novidade que surja da quebra de sigilo pode dar um revertério nos processos do conselho, o deputado investigado poderia ir à Justiça, dizer que foi prejudicado. Tenho medo de dar chance para que isso aconteça¿, argumentou Serraglio.

Amanhã, a Sub-Relatoria de Contratos da CPI dos Correios ouvirá Francisco Marques Carioca, funcionário de uma casa de câmbio em Manaus, e dois funcionários dos Correios: o chefe do Departamento de Negócios e Operações na Internet, Antônio de Paula Braquehais, e o chefe do Departamento de Contratação e Administração de Material, Adauto Tameirão Machado.