Título: Como juiz da infância, Darlan fez barulho
Autor: Alberto Komatsu
Fonte: O Estado de São Paulo, 17/12/2005, Economia & Negócios, p. B12

Ele proibiu crianças em novelas de TV e shows de rock O desembargador Siro Darlan ganhou notoriedade no período em que era juiz da 1.ª Vara da Infância e da Juventude do Rio, cargo que ocupou até novembro de 2004. Durante os 14 anos em que atuou nessa área, Darlan esteve sempre sob os holofotes da mídia. Virou notícia por causa de medidas polêmicas, como proibir a participação de crianças numa novela das 8 da TV Globo e vetar a participação de modelos com menos de 18 anos em desfiles de moda. Darlan também pediu a prisão do vocalista da banda de rock Queens of the Stone Age, que tirou a roupa num festival de música, tocando por 20 minutos apenas com uma guitarra vermelha na frente. Em outro show, em comemoração ao Dia do Rock, o então juiz proibiu a entrada de crianças e adolescentes. Ele ainda tentou processar uma churrascaria da Zona Sul do Rio que serviu espumante à modelo Daniela Sarahyba, então com menos de 18 anos.

Outdoors também estiveram sob a mira de Darlan. Ele mandou colocar estrelas cobrindo os seios de mulheres nuas em propagandas de um grupo de dança francês. E determinou a colocação de tarjas pretas em campanhas publicitárias da revista Playboy.

Siro Darlan nasceu em Cajazeiras, na Paraíba, e mudou-se para o Rio com 2 anos de idade. Antes de se tornar juiz, chegou a freqüentar uma escola preparatória para padres.