Título: Fidel recebe Morales com honras
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/12/2005, Internacional, p. A10

Presidente eleito da Bolívia chega a Cuba em sua primeira viagem internacional após triunfo nas eleições do dia 18

O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, foi recebido ontem com honras de chefe de Estado em Cuba, em sua primeira viagem ao exterior depois de vencer as eleições do dia 18. O líder cubano, Fidel Castro foi até o aeroporto José Martí, em Havana, para saudá-lo. Morales acenou para Fidel, seu ídolo político, ainda da escada do avião da companhia Cubana de Aviación - oferecido a ele especialmente pelo governo de Cuba. "Creio que (a eleição de Morales) comoveu o mundo", disse Fidel. "É algo extraordinário, histórico, que mostra quanto o mapa político da região vem mudando." Morales disse que a visita a Cuba era um gesto de amizade para com o povo cubano.

A partir da próxima semana, Morales inicia uma série de viagens para Espanha, França, Bélgica, África do Sul, China e Brasil, antes de tomar posse, no dia 22.

Em La Paz, líderes do partido de Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS), anunciaram que nenhum de seus parlamentares - eleitos também no dia 18 - será designado ministro. A decisão contrasta com o costume dos partidos tradicionais na Bolívia, que habitualmente nomeavam seus congressistas eleitos para o gabinete. Segundo o porta-voz do MAS, Alex Contreras, o ministério de Morales será formado por representantes das organizações sindicais e indígenas que constituem a base do partido.