Título: `Não me sinto nem me sentirei pressionado¿
Autor: Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 12/01/2006, Nacional, p. A5

Mesmo com a decisão de Alckmin de anunciar sua candidatura, Serra evita falar de sucessão presidencial

Apesar da polêmica criada em torno das declarações feitas nos últimos dias pelo governador Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, José Serra, decidiu se manter em silêncio quanto à confirmação de sua pré-candidatura pelo PSDB à Presidência. Em sua primeira aparição pública desde que Alckmin anunciou que deixará o cargo para disputar a corrida presidencial, Serra manteve a mesma atitude dos últimos meses: evitou se aprofundar em temas relacionados com a eleição. O prefeito reafirmou que, independentemente da posição assumida por seu colega de partido, não se sente pressionado a rever sua atitude. ¿Não me sinto nem me sentirei pressionado. Não vejo como pressão o que o Alckmin falou¿, disse ao fim da cerimônia para entregar parte das obras de restauração do hospital municipal do Campo Limpo, na zona sul.

INCÔMODO

Antes disso, o prefeito deixou claro que não iria entrar em detalhes a respeito das eleições: ¿Eu não vou falar muito disso, só queria dizer o seguinte: do meu ângulo não há nada para eu me manifestar neste momento. Se tiver alguma coisa para dizer, eu chamo a imprensa e digo.¿ Ele se mostrou claramente incomodado com o assunto, evitou perguntas e chegou a pedir aos jornalistas que o deixassem dar continuidade a assuntos relacionados à cidade, antes de entrar nessa questão. ¿Eu estou aqui querendo falar da cidade, depois posso falar disso (a questão eleitoral)¿, avisou. Mas assegurou que não vê ¿nem como precipitada nem não precipitada¿ a decisão do governador. Trata-se de um direito dele, acrescentou.

A estratégia do prefeito é adiar ao máximo o momento de começar a falar das eleições presidenciais, pelo menos publicamente. Discreto, tem procurado fazer com que suas articulações não vazem para a imprensa. ¿O Serra é esperto. Vai agir na hora certa¿, disse uma fonte com trânsito junto a ele.

Durante seu discurso, Serra também se manteve concentrado em assuntos relacionados à Prefeitura. Um dos temas tratados por ele é a possibilidade de derrubar o viaduto Diário Popular, que ele definiu como ¿um verdadeiro trambolho¿.

Ao comentar as reformas que estão sendo feitas em hospitais municipais, em parceria com grupos privados da área de saúde, Serra aproveitou para fazer críticas à imprensa: ¿Alguns balanços da imprensa disseram que não estávamos reformando os hospitais. Isso não é verdade." O hospital do Campo Limpo está sendo recuperado em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.