Título: Relator pede cassação do deputado Wanderval
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Nacional, p. A9

Parecer do relator Chico Alencar (PSOL-RJ) lido ontem no Conselho de Ética da Câmara recomendou a cassação do mandato do deputado Wanderval Santos (PL-SP), pelo recebimento de R$ 150 mil do esquema de caixa 2 montado pelo empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares. Em vez de ajudar, o argumento de Wanderval ¿ de que o saque foi feito por um motorista de seu gabinete, sem seu conhecimento, a mando do ex-deputado e ex-líder da Igreja Universal Carlos Rodrigues (PL-RJ) ¿ complicou a vida do deputado do PL. O ponto central do relatório foi a condenação da prática do ¿mandato terceirizado, submissão interessada e subordinação negociada¿ de Wanderval a Rodrigues.

¿Foi ele (Wanderval), inequivocamente, partícipe da mesma engrenagem espúria da qual tomaram parte aquele (Rodrigues) e tantos outros acusados de recebimento de vantagens indevidas neste parlamento. Foi partícipe porque submeteu-se, quando era livre para decidir e agir de forma diferente¿, diz o parecer de Chico Alencar.

Rodrigues e Wanderval saíram da Igreja Universal. Rodrigues renunciou para escapar da investigação por suposto envolvimento no mensalão.