Título: MP investiga pílulas para emagrecer
Autor: Alex Capella
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/01/2006, Vida&, p. A15

BELO HORIZONTE - O Ministério Público de Minas Gerais encontrou ontem documentos que podem comprovar a comercialização dos controladores de apetite Emagrece Sim e Herbathin em pelo menos dois Estados brasileiros: São Paulo e Maranhão. Os produtos não têm autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem vendidos no País, mas apenas exportados. Na semana passada, eles também foram proibidos nos EUA. Um estudo da FDA, a agência americana que regula alimentos e remédios, apontou na fórmula a presença de anfetaminas e tranqüilizantes ¿ que não poderiam ser misturados ¿, tornando obrigatória a apresentação de prescrição médica para a compra. Os kits dos complementos para dieta alimentar são vendidos pela internet e por telefone no exterior, a preços que variam de US$ 140 a US$ 230. Mas, recentemente, passaram a ser encontrados até em camelôs em mercados do Reino Unido, Venezuela, República Dominicana, Peru, Panamá e Estados Unidos.

BATIDA POLICIAL

Com um mandado de busca e apreensão, dois promotores, representantes da Vigilância Sanitária e agentes da Polícia Federal entraram no Laboratório Fitoterápico a Cura, instalado no bairro Jardim Riacho das Pedras, em Contagem, na Grande Belo Horizonte. Ali são produzidas as ¿brazilian diet pills¿.

¿Há indícios de crime, pois encontramos notas fiscais que comprovam a comercialização dos produtos em alguns Estados, como São Paulo e Maranhão¿, afirma o promotor Gilmar de Assis. Policiais militares passaram a madrugada de ontem em frente ao laboratório para garantir que nenhum material fosse retirado do lugar.

Foram apreendidos documentos, equipamentos e produtos usados na fabricação dos remédios. Segundo Teresinha Povoa, diretora da Vigilância Sanitária, foram encontradas substâncias que não são ¿ ou não deveriam ser ¿ usadas na fabricação de produtos fitoterápicos. ¿Encontramos pelo menos um reagente, que é a acetona. E o reagente químico é o precursor de qualquer droga. Queremos saber em que esses reagentes estavam sendo utilizados num laboratório que trabalha com produtos naturais, fitoterápicos¿, diz.

Apesar dos documentos e dos reagentes encontrados na empresa, Assoeiro Silas Amaral, que se identificou como assessor do laboratório, negou a comercialização dos produtos no Brasil e também contestou que anfetaminas e tranqüilizantes sejam utilizados nas fórmulas. De acordo com o assessor, a fábrica, aberta em março do ano passado, está parada há três meses, aguardando registro da Anvisa para poder voltar a funcionar. ¿As autoridades não encontraram nenhum produto no laboratório, o que prova que não estamos funcionando¿, justifica Amaral, sem conseguir explicar o funcionamento normal do site da empresa.

NEM TÃO NATURAL

Na semana passada, a FDA inseriu um aviso no seu site alertando aos consumidores sobre os produtos. Testes feitos em um hospital de Miami concluíram que, ao contrário do que a empresa afirma, os produtos não são 100% naturais. Em Belo Horizonte, um laudo da Fundação Ezequiel Dias (Funed), de 20 de dezembro de 2005, atesta a presença de duas anfetaminas, substâncias que podem causar dependência física e psíquica. No Brasil, essas substâncias só podem ser vendidas com receita médica, por terem uso controlado.

¿Essas duas fórmulas testadas são de medicamentos falsificados¿, alega Amaral. ¿Temos notícia de que existem pelo menos 19 cópias do nosso produto no mercado. A fórmula testada na Funed, para se ter idéia, não apresentou extrato de tomate, presente na fórmula original do produto¿, revela Amaral.

A dona do laboratório, Claudina Bonfim, está na Venezuela e não pôde ser localizada pela reportagem. No site da empresa, no entanto, ela afirma que ¿o Emagrece Sim é um fitoterápico que pode ser associado a qualquer dieta. Auxilia na digestão, além de suprir o organismo de vitaminas, cálcio e ferro¿. Durante o tratamento, ainda segundo a empresária, o usuário mantém a elasticidade da pele e não sente fome. ¿Nossos clientes são pessoas que desejam emagrecer com saúde.¿

O Ministério Público também fez buscas em duas farmácias de manipulação ligadas à empresa. Mas nada foi encontrado.