Título: PMDB dribla PT e sonha com candidato próprio
Autor: Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 15/01/2006, Nacional, p. A6

Partido acredita que cenário é propício ao surgimento de uma alternativa a petistas e tucanos

BRASÍLIA - É cada vez menor a possibilidade de o PMDB firmar uma aliança com o PT em torno da candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição, ou de qualquer outro nome apresentado para sucedê-lo. Como em anos anteriores, o partido permanece fragmentado, mas seus principais dirigentes concordam que é preciso lançar candidato próprio este ano, ainda que os peemedebistas ocupem três ministérios importantes no governo: Comunicações, Saúde e Minas e Energia. Líderes do PMDB reconhecem que disputar a eleição apoiando Lula ou outro candidato petista seria tarefa complicada. Sabem que o governo está desgastado pelas acusações de corrupção e avaliam que será difícil vencer a corrida com um aliado tão enfraquecido.

Em conversas recentes com Lula, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), repetiu pelo menos três vezes que o PMDB lançará candidato próprio. Segundo revelou Renan a aliados, Lula gostaria de ter o apoio do partido à candidatura do PT, mas entende a situação. O presidente lembrou que perdeu três eleições, mas isso ajudou a fortalecer o PT.

Os dirigentes peemedebistas reconhecem que o cenário é hoje favorável ao surgimento de uma candidatura alternativa à polarização entre PT e PSDB. Pesquisas internas confirmam que o aparecimento de uma opção poderá ser bem-vinda pelo eleitor.

O sinal mais claro disso foi a última pesquisa Datafolha, que analisou os cenários eleitorais de São Paulo e apontou em primeiro lugar o ex-governador e presidente da legenda em São Paulo, Orestes Quércia.

Os peemedebistas acham que uma situação dessas pode se repetir em outubro. Falta, porém, definir um nome. O ex-governador do Rio Anthony Garotinho seria o mais óbvio, pelas pesquisas. Mas os governadores do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, de Pernambuco, Jarbas Vasconcellos, e do Paraná, Roberto Requião, são mais identificados com o PMDB.