Título: Cigarros devem ter selo digital
Autor: Fabio Graner
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/01/2006, Economia & Negócios, p. B4

O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou ontem que está em estudo pelos técnicos do órgão, em parceria com a Casa da Moeda, a produção de um papel que permitirá identificar, de forma digital, os cigarros fabricados no País. O sistema, segundo Rachid, visa a combater a sonegação fiscal no setor, um dos que têm maiores índices de sonegação fiscal, juntamente com bebidas e combustíveis. Segundo Rachid, cada maço de cigarro produzido receberá um selo digital que informará à Receita, em tempo real, que ele foi produzido.

Dados divulgados ontem pela Receita mostram que o IPI sobre cigarros teve receita total de R$ 2,357 bilhões em 2005, volume 6,46% menor, em termos reais (descontada a inflação), do que em 2004.

O secretário informou também que espera para o segundo semestre a instalação dos medidores de vazão (máquinas que registram o volume de bebida saído das fábricas) para os refrigerantes.

Em 2005, a Receita passou a obrigar o uso de medidores de vazão na produção de cervejas. No período, a arrecadação do IPI do setor subiu 14,94% em termos nominais, mesmo com uma uma alta nas vendas de só 6%.