Título: Reajuste do mínimo não deve ser antecipado
Autor: Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/01/2006, Nacional, p. A5

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou ontem, em La Paz, que não pretende antecipar a entrada em vigor do novo salário mínimo, como querem os dirigentes sindicais. Assim, o novo mínimo só deve valer a partir de 1º de maio. Sobre o reajuste da tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física em 7%, 8%, ou 10% como querem as centrais sindicais, Lula não opinou.

O novo mínimo deve passar de R$ 300 para R$ 350, mas ainda está sendo negociado quando entrará em vigor porque o governo avisa que não tem recursos para antecipar o pagamento para abril.

No primeiro ano de governo, Lula antecipou o reajuste para abril. Em 2004 e 2005, o novo mínimo passou a valer só em 1º de maio.

¿Nós temos até maio para votar o salário mínimo. Não temos de votar amanhã¿, argumentou, sugerindo que não vai antecipar a data. Ao ser questionado diretamente se anteciparia, ele primeiro disse que não e, em seguida, avisou: ¿Eu pretendo tomar uma decisão no momento certo¿.

Lula evitou comentar sobre as negociações, o novo valor e os prazos, alegando que atrapalha os entendimentos. ¿Nas negociações é importante a gente só falar quando tiver a proposta pronta e elaborada.¿