Título: Maranhão, nova fronteira
Autor: Renée Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/01/2006, Economia & Negócios, p. B6

De olho neste mercado cada vez mais promissor, o Governo do Maranhão lançou um plano para transformar o Estado na nova fronteira do álcool. O objetivo é iniciar o projeto com a construção de 20 usinas e chegar a produzir em 10 anos cerca de 100 milhões de litros de álcool, afirmou o secretário de Indústria e Comércio do Estado, Ronaldo Braga. Segundo ele, um levantamento foi feito a pedido do governador para mostrar as vantagens logísticas e a oferta de terra no Estado.

Ele afirma que as usinas deverão ser instaladas na Região Sudeste do Maranhão, local onde estão localizadas as cidades de Imperatriz e Açailândia, entre outros municípios. O secretário acrescenta que há disponível para o plantio da cana-de-açúcar cerca de 400 mil hectares de terra. "Com o levantamento em mãos agora podemos partir para o contato com as indústrias de São Paulo e Pernambuco", completa ele.

Braga diz que já há interessados na instalação de usinas no Estados. Entre eles o grupo Costa Pinto, que está retomando um projeto em parceria com um fundo americano.

A empresa já tem um canteiro de mudas de dois mil hectares. Além disso, outro grande nome que já demonstrou o interesse em explorar terras maranhenses é a Coimex Trading. A empresa investiria numa usina com capacidade para moer dois milhões de toneladas de cana. A decisão, no entanto, depende dos investimentos do governo do Estado em logística no Porto de Itaqui, como a construção de armazéns.