Título: Ao meio-dia, o Ano do Cachorro
Autor: Paulo Vicentini
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/01/2006, Vida&, p. A23

Ano-novo chinês, que começa hoje e segue o calendário lunar, será propício para casamentos

Os 1,3 bilhão de chineses pararam! O país comemora a milenar Festa da Primavera, o ano-novo lunar chinês, a mais importante celebração familiar. Na chegada do Ano do Cachorro, ao meio-dia de hoje (horário de Brasília), uma avalanche de ritos, crenças e manifestações culturais deve varrer a nação mais populosa do planeta. "Esse período tende a ser pródigo em casamentos", afirma o professor Bai Gengsheng, da Chinese Folk Literature and Art Association.

No Ano do Cachorro, o 11º do zodíaco chinês, os jovens redobram esforços para encontrar um par. "O cachorro é um animal confiável, alegre e de respeito. Começar a se relacionar nesse ano seria um grande começo. Eu também vou entrar nesse embalo", diz o estudante Li Wei.

Superstição? Não para Bai, um renomado pesquisador do folclore chinês. "Há mais de 4 mil anos, o zodíaco vive no inconsciente coletivo. Nossos ancestrais usavam os hábitos desses animais como referência para questões do cotidiano", diz.

"Para muitas minorias étnicas, o cachorro roubou sementes de arroz no céu para presentear os homens. Isso é importante pois o arroz é há milênios a base alimentar dos chineses. Nas festas de início das safras nas aldeias, a primeira porção é oferecida a um cão." Ele simboliza prosperidade.

Outro estímulo aos casamentos é o fato de o calendário lunar prever 385 dias para esse ano. Com isso, haverá um mês extra. O fenômeno ocorreu apenas 12 vezes desde o ano 221. Haverá, portanto, dois 'lichuns' - chegada da primavera. "É um sinal para o casamento", diz Fei Guangze, gerente de agência matrimonial.

Também é presságio de lucro certo para o segmento que movimentou 250 bilhões de yuans no ano passado, o equivalente a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) chinês. As cerimônias de casamento de jovens de classe média urbana custam US$ 12,5 mil.

Quem pretende se casar nesse ano já está de olho no ano de nascimento de filhos. A escolha é tão importante que o processo é acompanhado pelos avôs. "O Ano do Cachorro é sucedido pelo Ano do Porco. As pessoas desse signo levarão uma vida tranqüila, repleta de paz e harmonia com a família e os amigos", diz Xi Rong, uma dona da casa de Pequim.

A Festa da Primavera dura 15 dias e segue o calendário chinês. Acaba em 12 de fevereiro, com a Festa das Lanternas.