Título: TV por assinatura oferece serviço, mas com limitação
Autor: Maurício Moraes e Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2006, Link, p. L10

Não se engane. Embora algumas operadoras de TV por assinatura brasileiras propaguem aos quatro ventos que já entraram na era digital, o sistema adotado por essas empresas ainda está bem distante de oferecer tudo o que existe em outros países do mundo. Tirando a codificação do sinal de áudio e vídeo em bits, o uso de vários recursos como a interatividade ainda é bem limitado.

Não existem, por exemplo, transmissões em alta definição (HDTV) - que podem vir a ser adotadas pelas emissoras abertas quando o governo decidir como será o padrão brasileiro. Atualmente, as operadoras usam a chamada 'standard definition' (SDTV) no sinal digital, que garante resolução de 480 linhas.

Além disso, quase nunca se usa o widescreen - há a promessa de que o canal SporTV transmitirá os jogos da Copa nesse formato. A interatividade está restrita a aplicações voltadas para assinantes, como o sistema pay-per-view e o guia de programação.

Nem tudo está defasado. Algumas transmissões têm som surround de seis canais (5.1) e, em determinadas situações, como grandes eventos e jogos de futebol, é possível escolher entre várias câmeras. Dá para experimentar um pouco do que vem por aí - mas é só um aperitivo.