Título: Relatores encerram três investigações nesta semana
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 06/02/2006, Nacional, p. A4

Os processos de cassação de mandato dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP), João Magno (PT-MG) e Pedro Henry (PP-MT) devem avançar nesta semana, quando os relatores encerram as investigações. A leitura dos relatórios está prevista para próxima semana. Acredita-se que os três pareceres defenderão a cassação.

O presidente do Conselho de Ética, Ricardo Izar (PTB-SP), pretende consultar os processados para saber se abrem mão do prazo de cinco sessões ordinárias entre o fim da investigação e a leitura do relatório. "Alguns deputados estão com pressa, querem que os processos acabem logo", explicou Izar.

Não são todos. Alguns deputados vão exigir o cumprimento de todos os prazos regimentais e recorrer a todas as alternativas de defesa. No caso de João Magno, o relator Jairo Carneiro (PFL-BA) pretendia ter encerrado a investigação na semana passada, mas teve que dar prazo para as alegações finais da defesa. Magno e Pedro Henry deverão aproveitar todos os prazos e, após a leitura do relatório, pedirão vistas (prazo para análise), o que lhes dará mais duas sessões ordinárias.

O relator do processo de João Paulo Cunha, deputado Cezar Schirmer (PMDB-RS), travou uma batalha com a CPI dos Correios na tentativa, em vão, de obter documentos sigilosos. Segundo Izar, Schirmer encerrará a investigação com o material que conseguiu reunir.

Dos onze processos de deputados envolvidos com o valerioduto, a maioria dos conselheiros acredita que não haverá pareceres sugerindo a absolvição de nenhum. Já no caso das votações em plenário, apostam na vitória dos deputados Roberto Brant (PFL-MG), João Paulo Cunha e Professor Luizinho (PT-SP).