Título: Município no Amazonas se recupera, mas população ainda vive problemas
Autor: Carmen Pompeu
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/02/2006, Nacional, p. A10

O Lago Jaraqui, no centro do município de Manaquiri, a 65 quilômetros de Manaus, não é mais um mosaico de terra seca que se via há pouco mais de um mês. O lago está cheio, os peixes reapareceram, mas os problemas do município, agora mapeados por 17 jovens do Projeto Rondon, continuam os mesmos: falta de saneamento básico, esgoto e lixo a céu aberto, com moradores vivendo isolados no meio da selva, a muitos quilômetros do centro da cidade.

"Tem gente que nunca teve um sapato por aqui, e as Ascaris lumbricoides, as lombrigas, são recorrentes", conta o estudante de enfermagem Cristian Karpinski, de 21 anos, que chegou ao município no domingo, com uma equipe que deve mapear o saneamento básico e as opções culturais. "Pelo que vimos até agora, os jovens não têm opção de lazer, muita criança está trabalhando como adulto", relatou o estudante de história Ancimar Teixeira, de 22 anos.

O banheiro nos fundos da casa do comerciante José Leite Filho, de 63 anos, impressionou o estudante de biologia Maicom Lantsck, de 21 anos. "Todos os dejetos vão direto para o Lago Jaraqui, sem tratamento", diz. "E, do lado dos canos, as crianças brincam todas descalças ou com sandálias de dedo."

Segundo o coordenador municipal do projeto, o secretário de Meio Ambiente, Luiz Alberto de Oliveira, a prefeitura está gastando cerca de R$ 1,2 mil por dia para bancar hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes.

"Sem essa ajuda, seria muito difícil ter mão-de-obra para esse levantamento, que queremos usar para melhorias no município e para conseguir verbas para projetos sociais."

O Projeto Rondon, de 1967, foi retomado pelo governo Lula no ano passado. Nesta segunda edição, desde o domingo até o dia 19, transportados por aviões, barcos e helicópteros das Forças Armadas, cerca de 700 universitários de 20 Estados estão trabalhando em 40 municípios de 8 Estados da Amazônia.