Título: França confirma gripe aviária
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/02/2006, Vida&, p. A11

Novos casos foram detectados na Itália e Alemanha

A França confirmou ontem ser o sétimo país da União Européia (UE) atingido pela gripe aviária. O Ministério da Agricultura informou que um pato selvagem encontrado morto há uma semana por um guarda florestal estava de fato contaminado pelo vírus H5N1. A ave foi achada em Joyeux, departamento de Ain, 40 quilômetros ao norte de Lyon, com outras seis. Segundo o ministro Dominique Bussereau, quatro das aves não foram analisadas pelo avançado estado de decomposição. As outras tiveram resultado negativo.

Com a confirmação, Bussereau anunciou a liberação de um fundo de 5 milhões para avicultores. O Ministério impôs um perímetro de vigilância de 10 quilômetros ao redor do lugar da descoberta. Foi pedido ainda que a população não entre em contato com aves selvagens. O governo ordenou que aves de curral sejam isoladas para evitar contato com as migratórias. No departamento de Ain, está proibido ter aves de granja ao ar livre desde outubro do ano passado. Bussereau disse que o consumo de produtos avícolas, tanto de carne quanto ovos, não representa perigo para o homem por enquanto e ainda não se justificam medidas de sacrifício de aves domésticas.

Na Itália, foram confirmados mais sete casos de gripe aviária. Já são 16 ao todo. Até agora, as aves infectadas haviam sido encontradas na região sul e na Sicília, mas o Ministério da Saúde anunciou ontem o primeiro caso na província de Perugia, no centro da Itália.

A gripe na Alemanha pode ter saído da ilha de Rügen, onde parecia confinada, já que o vírus H5N1 foi detectado, por um teste rápido, em cinco aves em outros locais do país. "A situação é séria", disse ontem a chanceler alemã, Angela Merkel, em visita à ilha. Ainda são necessários exames mais precisos, mas medidas de precaução já foram ampliadas.

ÁSIA

Na Índia, autoridades sanitárias mataram ontem 20 mil aves, menos do que estava previsto, após a descoberta pela primeira vez do vírus H5N1 nos frangos de uma fazenda local. O sacrifício foi feito em meio ao boato de que um indiano teria morrido de gripe aviária. Exames descartaram a suspeita. AP e EFE