Título: Ministro defende tecnologia nacional
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2006, Economia & Negócios, p. B7

Rezende acha que a TV digital deve incorporar codificador brasileiro

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, defendeu ontem uma quarta alternativa para a escolha do sistema digital de TV no País: a que incorpora tecnologia nacional. "Temos três sistemas propostos, mas nenhum traz o melhor codificador, que é o MPeg 4", disse. "Por que não ter tudo do melhor?", completou.

Para o ministro, a escolha ideal será a que for "mais aderente" a modelos e tecnologias propostos por grupos brasileiros.

Há quase dois anos, o Ministério da Ciência e Tecnologia reuniu representantes da comunidade científica para discutir o modelo ideal de TV digital. Foram formados 22 consórcios com especialistas de várias instituições de pesquisa brasileiras.

"O modelo melhor será o modelo do governo", afirmou o ministro, um pouco antes de mencionar a quarta alternativa. "Se cada um ficar definido um ponto, não se chega a lugar nenhum", completou Rezende.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, por exemplo, não hesita em afirmar ser favorável a adoção do modelo japonês. Pouco depois de defender o discurso único, Rezende não se conteve e sugeriu um "quarto modelo".

Na disputa, também é analisada uma proposta de tecnologia européia e, por fim, americana. Esta última é a que, até agora, menos atraiu adeptos no governo.

Rezende participou ontem da reunião no Palácio do Planalto com representantes das TVs abertas para discutir qual modelo o País deve adotar. O ministro saiu no meio do encontro, mas, mesmo assim, teve uma impressão positiva.

"Foi um encontro com gente de peso. Vários aspectos foram observados, mas há ainda muito o que pensar", disse. Em sua avaliação, maior definição sobre o assunto somente será conquistada depois do carnaval. "Há vários aspectos pendentes. Vamos brincar o carnaval antes de resolver esse assunto."