Título: Presidente já negocia apoio do PTB, diz Mares Guia
Autor: Carlos Marchi, Ana Paula Scinocca
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/02/2006, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já negocia o apoio do PTB para a chapa petista que disputará as eleições de 2006. A informação foi dada ontem pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia (PTB-MG). Segundo o ministro, as conversas têm sido conduzidas diretamente pelo presidente, mas por enquanto ainda são incipientes. "Nós estamos trabalhando com o presidente Lula. Acreditamos que tem que ser uma aliança e o governo não é do PT, é do presidente Lula", disse o ministro antes de participar de reunião na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo com representantes do setor de turismo na Região Norte.

Um dos partidos mais atingido pelo escândalo do mensalão, o PTB, segundo Mares Guia, tende a integrar a candidatura de Lula e voltar a participar de um eventual segundo governo. "O PTB apoiou o governo o tempo todo. O governo e o presidente e não há razão para não continuar assim."

REELEIÇÃO

O assessor Internacional do Planalto, Marco Aurélio Garcia, defendeu ontem a reeleição do presidente Lula. "Para mim ele é candidato e eu sou lulista. Não sei se ele vai ser candidato, mas eu quero votar nele de novo", declarou Marco Aurélio.

Ao ser questionado se os últimos resultados das pesquisas eram um sinal de que a reeleição está garantida, respondeu: "Eleição e mineração só no dia da apuração." Sobre a tentativa de a oposição estar, agora, contestando tecnicamente a pesquisa, justamente quando ela apresenta resultados favoráveis ao presidente Lula, Marco Aurélio ironizou: "Vejo isso com muito humor."

O assessor do Planalto considera "um bom prazo, mesmo com a oposição anunciando o seu escolhido em março", o presidente Lula ter anunciado que só decidirá se será ou não candidato em junho. "Não é problema nenhum", afirmou.