Título: H5N1 atinge granja na França
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/02/2006, Vida&, p. A17

Surgiu ontem o primeiro caso suspeito de gripe aviária entre aves de criação na União Européia. A possível infecção por H5N1 foi detectada em uma granja de perus na França. Todas as aves foram sacrificadas e o local entrou em quarentena. Autoridades veterinárias, técnicos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e empresários do setor avícola temiam justamente que novos focos não ficassem limitados a espécies selvagens, como vinha sendo o padrão até ontem.

Nos últimos dias verificou-se um alto índice de mortalidade na granja com 11 mil perus. Segundo o ministério francês da Agricultura, logo depois da destruição em massa das aves, autópsias começaram a ser conduzidas apressadamente para esclarecer a natureza da infecção. O criador será indenizado pelo governo. Com raras exceções, previamente autorizadas, ninguém pode entrar ou sair da propriedade.

O caso suspeito foi identificado em um região do centro-leste do país onde já havia sido confirmado que dois patos selvagens morreram por causa do tipo mais grave de gripe aviária. Na Alemanha, além do foco na ilha de Ruegen, novo caso foi notificado, na ilha de Walfisch.

Na Eslováquia, o vírus H5N1 foi identificado pela primeira vez em duas aves silvestres encontradas mortas - uma delas na capital, Bratislava.