Título: Préval: 'Aristide não precisa de visto para voltar'
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/02/2006, Internacional, p. A15

Presidente eleito do Haiti reitera que líder deposto pode retornar

Em sua primeira entrevista coletiva desde que foi declarado vencedor da eleição do dia 7, o presidente eleito do Haiti, René Préval, voltou a citar um artigo da Constituição para observar que o ex-presidente Jean-Bertrand Aristide, asilado na África do Sul, tem o direito de voltar ao país, quando quiser, sem precisar de visto de entrada. Horas antes, em Pretória, Aristide havia expressado seu desejo de regressar ao país (ler ao lado). Aristide deixou o Haiti após ser forçado a abandonar a presidência em 2004. O governo dos EUA indicou ontem que considera inoportuno o retorno de Aristide ao Haiti.

Na entrevista, Préval reiterou que as prioridades de seu governo serão o fortalecimento das instituições para a estabilização do país e a criação de condições favoráveis ao investimento privado para a geração de empregos.

Não haverá estabilidade e paz enquanto houver insegurança e seqüestros, disse Préval, referindo-se à violência urbana na capital. Com relação a Cité Soleil, um bairro-favela de 250 mil habitantes controlado por gangues de traficantes e bandidos, Préval advertiu que se trata de um desafio social. Ele lembrou que o presidente terá pouca margem de manobra sem um sólido apoio do Parlamento.