Título: Um bate-papo sobre o amor e o sexo
Autor: Lígia Formenti
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/03/2006, Vida&, p. A20

Rose Marie Muraro e Albertina Duarte revelam em livro 'o que as mulheres não dizem aos homens'

A escritora Rose Marie Muraro tem 75 anos e mora no Rio. Em janeiro, foi eleita a patrona do feminismo no Brasil. Albertina Duarte, aos 53 anos, é ginecologista em São Paulo e coordena o Programa de Saúde do Adolescente do governo paulista.

As duas, que se conheceram há 31 anos, no auge do movimento feminista no País, acabam de se reencontrar - e para falar de mulher. No fim do mês, lançam O que as Mulheres Não Dizem aos Homens (editora Record, 176 páginas, R$ 28,90).

Com linguagem saborosa, na forma de bate-papo, o livro levanta discussões sobre temas do relacionamento amoroso sob ponto de vista feminino. Todos ditos da maneira mais franca possível. Difícil imaginar uma mulher como Muraro, por exemplo, uma das primeiras militantes do movimento feminista, se surpreendendo com o "ficar" das relações de hoje. Ou, então, triste ao constatar que não acompanhou a primeira menstruação das filhas por falta de tempo...

No total, o livro é dividido em quatro partes - ou fases da mulher -, da adolescência à terceira idade. O leitor não vai encontrar conclusões nem regras estabelecidas em nenhuma delas. Mas, sim, pontos de partida para muita reflexão.