Título: Alckmin foi adversário difícil para Serra, ironiza
Autor: Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2006, Nacional, p. A7

Ao ser indagado se o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), é um candidato forte à sua sucessão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sorriu para os jornalistas à sua volta e respondeu: "Acho que ele foi um adversário muito difícil para o (prefeito José) Serra, que retirou sua pré-candidatura."

O presidente prosseguiu dizendo que tem "uma relação de amizade boa e uma convivência democrática" com o governador. "Ele é um candidato à altura de disputar a Presidência, é um democrata."

Lula acrescentou que Alckmin governa um Estado importante e, assim como o prefeito de São Paulo ou o governador de outro Estado, está preparado para qualquer disputa.

"Agora, meu caro, isso é como final de campeonato. Na hora em que os times estiverem definidos e começar a disputa é que a gente verá quem é que está bem preparado, tem mais tática e técnica", prosseguiu.

Ao afirmar, mais uma vez, que ainda não decidiu se será candidato à reeleição, o presidente previu que a campanha será uma disputa democrática.

"Eu não tenho preocupação de batalhas. Primeiro, porque uma eleição não significa uma guerra. Segundo, porque ainda não defini se sou candidato. E, terceiro, quem escolhe os adversários (do governo) são aqueles que querem concorrer contra o governo", concluiu.

Em outro momento, um repórter perguntou ao presidente como ele recebeu a indicação feita pelo PSDB. Lula repetiu que tem uma boa relação com o governador paulista. "Isso é uma decisão do PSDB", ponderou, "e eu só quero dar os parabéns".