Título: 'Nossa massa encefálica é mais inteligente do que pensam'
Autor: Leonêncio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/03/2006, Nacional, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irritou-se ontem com um grupo de nove de estudantes da Universidade Federal de Sergipe que pedia passe livre de ônibus para alunos da rede pública. "As pessoas querem teatro, cinema e ônibus de graça. Eu também quero tudo de graça, mas alguém tem que pagar e esse alguém geralmente é o trabalhador. Nossa massa encefálica é mais inteligente do que vocês pensam", disse Lula, exaltado.

O grupo levantou cartazes e gritou "Passe livre, já!" O restante da platéia presente à inauguração do conjunto habitacional Sérgio Vieira de Mello, na capital sergipana, tomou partido do presidente e começou a gritar: "Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula." Engrossaram o coro representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Aos gritos, Lula disse que o governo não tinha de dar passe livre para todos os estudantes, mas apenas para aqueles que, comprovadamente, não têm condições financeiras. "Daqui a pouco, tá a filha do Déda (Marcelo Déda, prefeito de Aracaju) querendo andar de graça. Isso tem de ser apenas para as pessoas pobres."

A PÉ

"Não faço coisas só para agradar. Comigo não tem isso", bradou ainda o presidente. "Eu andava do Bairro do Ipiranga, em São Paulo, até São Caetano, onde ficava a metalúrgica onde eu trabalhava, uma distância de quase 14 quilômetros, a pé."

O presidente frisou que, se concedesse passe livre, nenhum empresário se interessaria em prestar o serviço. "A gente tem que trabalhar para conseguir as coisas! Não tem que ter facilidade, não!"