Título: Elogios e gafes marcam sabatina de Ellen Gracie
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 23/03/2006, Nacional, p. A11
Numa sabatina meramente protocolar e cheia de gafes, a ministra Ellen Gracie foi aprovada ontem por unanimidade pelos integrantes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado para ocupar o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão encarregado do controle externo do Judiciário. Na próxima semana, ela, que é a única mulher do Supremo Tribunal Federal, deve assumir também a presidência dessa corte.
Houve comentários considerados machistas. O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) disse ao votar que levava em conta atributos físicos da ministra. "Ouvi falar muito da sua competência, do seu conhecimento jurídico e sua intelectualidade. Mas o meu voto ainda leva em conta a beleza e o charme. Assim voto com muito prazer", afirmou.
Médico especializado em ginecologia e obstetrícia, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse que por causa da profissão conhece as mulheres: "Como ginecologista, aprendi a lidar com as mulheres, a entender muito profundamente a sensibilidade feminina".