Título: UE apresenta hoje oferta de fábrica de chips ao Brasil
Autor: Gerusa Marques
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/03/2006, Economia & Negócios, p. B1

A União Européia e a Coalizão DVB Brasil, que defende a adoção do modelo europeu de TV digital no País, apresentam hoje ao governo brasileiro uma oferta de desenvolvimento de uma indústria de semicondutores no País. A fabricação, no Brasil, desse tipo de produto, que são os chips usados na produção de televisores, vem sendo apresentada pelo governo como condição para a escolha do padrão de TV digital.

Em nota divulgada à imprensa, a coalizão disse que sua oferta contém "todos os elementos necessários ao desenvolvimento efetivo de uma indústria de semicondutores no Brasil". A proposta, que tem o aval dos governos europeus, será apresentada pelo embaixador da UE no Brasil, João Pacheco. Na semana que vem, será a vez do comissário de Comércio da União Européia, Peter Mandelson, reforçar o apoio ao padrão europeu, que disputa com os modelos japonês e americano.

A Coalizão DVB Brasil é formada pelas empresas Phillips, ST Microelectronics, Siemens, Thomson, Rohde & Schwarz e Nokia. "Estamos convictos de que nossa ampla oferta é, de longe, a mais ambiciosa e viável, além de garantir a TV 100% gratuita", afirma a nota, sem entrar em detalhes.

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, voltou a dizer ontem que o padrão europeu não atende a todas as exigências da TV digital, dentro do canal de 6 MHz, como quer o governo brasileiro, precisando de um canal adicional. Disse,ainda que a proposta apresentada pela empresa franco-italiana ST Microelectronics é de instalar apenas uma "fábrica de design", que usa os softwares da empresa, e não uma indústria de semicondutores.

Ele afirmou que não precisa esperar os estudos das empresas que demonstraram interesse em se instalar no País porque o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já teria um estudo "muito bem-feito" sobre o assunto, com os procedimentos que devem ser adotados para qualquer tipo de investimento nesta área.