Título: Empregados querem usar recursos do Aerus na Varig
Autor: Isabel Sobral
Fonte: O Estado de São Paulo, 19/04/2006, Economia & Negócios, p. B20

Funcionários da Varig apelaram ontem à Secretaria de Previdência Complementar (SPC) para que suspenda a liquidação de um dos dois planos de aposentadorias patrocinados pela companhia aérea, no fundo de pensão Aerus. Os empregados calculam que assim poderiam resgatar cerca de R$ 200 milhões do fundo, sem comprometer o pagamento de benefícios aos inativos desse plano. Eles pretendem injetar esse dinheiro na empresa.

O argumento para suspender a liquidação do chamado Plano 2 da Varig é que ele está mais equilibrado financeiramente porque tem 95% dos participantes trabalhando e contribuindo, apesar de a Varig estar inadimplente com o pagamento da sua parte como patrocinadora do fundo.

"Assim, seria possível dar um fôlego à Varig, que quando se recuperasse voltaria a contribuir e saldar sua dívida com o fundo", disse o coordenador da entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), Márcio Marsillac, que formalizou o pedido. O secretário da SPC, Adacir Reis, limitou-se a informar que recebeu o pedido e vai examiná-lo. Fontes da SPC consideram remota a possibilidade de o recurso ser acatado.