Título: FHC diz que agora fica mais fácil ganhar a Presidência
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/03/2006, Nacional, p. A14

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso mostrou-se animado ontem com a perspectiva de o PSDB unir-se em torno da candidatura do prefeito José Serra para o governo do Estado de São Paulo. Fernando Henrique, que saiu chamuscado do processo de escolha do candidato tucano ao Planalto, aconselhou "cuidado" e manifestou a "preocupação de que ele (Serra) tenha uma boa conversa com os eventuais candidatos" ao Palácio dos Bandeirantes.

Uma vez alcançado o entendimento, o ex-presidente acredita que o prefeito saia "com uma base muito boa e com chance muito grande", devido ao "sentimento generalizado de que ele é um bom administrador".

Fernando Henrique está nos Estados Unidos para promover seu livro de memórias em inglês, "The Accidental President of Brazil" (O Presidente por Acidente do Brasil).

Na sua opinião, a candidatura de Serra "será boa para São Paulo, para o PSDB e para Alckmin, porque dará impulso à candidatura nacional". "Acho que, agora, temos efetivas chances de ganhar para presidente."

Sobre a sucessão no Ministério da Fazenda, disse que, diante da revelação feita pelo ex- presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, sobre a quem passou os dados da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa, Antonio Palocci não tinha mais condições de continuar na pasta. Ainda segundo ele, a escolha de Guido Mantega para o posto "é natural", por ser da confiança de Lula.

FHC não quis avaliar a futura atuação de Mantega na pasta, mas se mostrou cético sobre a capacidade política do novo ministro de resistir a pressões. "Tenho muita preocupação com a expansão desmesurada do gasto público e não me parece que Mantega tenha a mesma condição que tinha Palocci de dizer não ao excesso de gasto."