Título: Alckmin pode ser trocado por Serra, diz presidente
Autor: Leonencio Nossa e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/04/2006, Nacional, p. A7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que a disputa de 2002 com o tucano José Serra ainda pode se repetir na eleição de outubro. Em conversa com um grupo de prefeitos ontem à noite no Palácio do Planalto, Lula disse que ainda é cedo para considerar como candidato do PSDB à Presidência e concorrente o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, segundo dois participantes do encontro. "O PSDB ainda não sabe se tem candidato, pois tem gente no partido que quer tirá-lo", afirmou Lula, numa referência à dificuldade de Alckmin se firmar como o representante tucano no pleito deste ano.

Durante a conversa de mais de uma hora, Lula fez questão de ressaltar que não lançou candidatura à reeleição. Ele considerou que o quadro também está indefinido nos demais partidos, especialmente no PMDB. "Não existem nem pré-candidatos", avaliou o presidente. "No PMDB ninguém sabe quem vai ser (o candidato), existem três na disputa. O Itamar (Franco) não é candidato, o (Anthony) Garotinho não é candidato, o (Germano) Rigotto não é candidato", completou. Lula minimizou até as prévias do PMDB que levaram Rigotto a retirar a pré-candidatura ao perder na consulta para Garotinho.

O presidente também se queixou das pressões dos adversários, que reclamam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de inaugurações e eventos com a presença dele. "Um presidente da República tem de se trancar no Planalto para evitar dezenas de processos."