Título: 'Lula não tem aptidão para governar', diz Alckmin
Autor: Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 16/04/2006, Nacional, p. A9

Em viagem a Pernambuco, tucano afirma que quer vice do PFL e nordestino

O pré-candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse ontem que "o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem aptidão para governar" e cobrou mais trabalho. "Ele é um bom relações públicas, uma pessoa muito agradável, mas governar é tomar atitudes, fazer as coisas que devem ser feitas", provocou Alckmin, em Pernambuco, após visitar confecções na cidade de Toritama, na região de Caruaru.

Aproveitando a passagem pelo Nordeste, Alckmin falou a rádios da região sobre as negociações do seu partido com o PFL. "O normal é que o vice seja do PFL e do Nordeste. Meu sonho é reeditar no Brasil o que se conseguiu em Pernambuco: unir PSDB, PFL, PMDB, PPS e PV em torno de um projeto."

A maioria das declarações, porém, foram reservadas para atacar o governo e sugerir que o presidente viaja e discursa demais, mas não tem eficiência. "É preciso mostrar o que pode melhorar, que é menos discurso e mais governo, trabalho. Falta trabalho ao governo Lula."

Enquanto visitava o pólo de fabricação de jeans em Toritama, Alckmin disse que o Nordeste é uma região que precisa de investimento em infra-estrutura. Ressaltou, porém, que o governo perdeu a capacidade de investir, por causa da má gestão, e tenta empurrar para a frente tudo o que não conseguiu resolver em quase quatro anos.

Alckmin afirmou que a desculpa mais comum de Lula, de que o Congresso atrasa votações, não é suficiente. "É responsabilidade do governo trabalhar com o Congresso. Tem maioria para absolver mensaleiro, mas não para aprovar o orçamento", anotou.

Durante toda a manhã, Alckmin visitou pólos de produção. Em Toritama, foi a duas fábricas de jeans e acabou ganhando uma calça. Mais tarde, completou o traje - comprou uma camisa social, por R$ 20.

Ao visitar o centro comercial, que vende a produção têxtil da região, foi recebido por uma orquestra de pífanos, típica da região. Uma dupla de repentistas emendou: "Zé Serra em Caruaru deu em Lula abertamente. Agora Geraldo Alckmin vai dar nele novamente. E os corruptos do PT vão ter que sair da frente."

Alckmin ganhou de presente um chapéu de couro e imediatamente o colocou. À frente, ganhou uma camisa de uma lojista - segundo ela, futura eleitora.

No final da manhã, o ex-governador, católico fervoroso, visitou o bispo de Caruaru, d. Bernardino Marchió, influente líder da região. À tarde, foi a Gravatá, para encontro com mais de 100 líderes políticos, e depois falou para mais de 600 pessoas, em um hotel da cidade.