Título: Lula admite pressão para indicar mulher ao Supremo
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/04/2006, Nacional, p. A16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confessou ontem à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie, que há pressão para que ele indique uma mulher para a Corte. Ellen esteve com Lula no Palácio do Planalto para entregar o convite de sua posse como presidente do STF, dia 27.

No dia 30 de março surgiu uma vaga no Supremo com a aposentadoria do então presidente, Nelson Jobim, que deve tentar um retorno à vida política. Ainda não há um nome favorito para ocupar a cadeira.

De fato, há tempo existe uma campanha para que Lula escolha uma mulher. Até hoje houve apenas uma integrante do sexo feminino: Ellen Gracie. Nas últimas indicações os nomes mais cotados foram os da procuradora de Belo Horizonte Misabel Derzi e da jurista Carmen Lúcia Antunes Rocha.

Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2003, Lula indicou até agora 5 ministros, todos homens, para o Supremo. O tribunal é integrado por 11 membros. Com a nomeação do sucessor de Jobim, o presidente terá sido o responsável pela indicação da maioria dos atuais ministros da Corte.

Esse dado é considerado estratégico já que cabe ao STF julgar a constitucionalidade de leis e até de emendas constitucionais e ações criminais eventualmente movidas contra autoridades como o próprio presidente da República, ministros e congressistas.

Até agora Lula indicou para o Supremo os ministros Ricardo Lewandowski, Eros Grau, Joaquim Barbosa, Carlos Ayres Britto e Cezar Peluso.