Título: Trabalhadores demitidos lideram bloqueios
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 21/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

Um grupo de cerca de 100 trabalhadores da EBX Siderúrgica de Bolívia S.A. comandava ontem o bloqueio mais avançado na única estrada que interliga a província conflagrada a Santa Cruz de La Sierra, na região central do país. Com a indefinição da situação da siderúrgica, todos foram demitidos.

Ronald Sambrona, 27 anos, com uma bandeira da Bolívia, dizia que a única condição para a suspensão do movimento era a concessão da licença federal para o funcionamento da EBX. "Não tem qualquer possibilidade de acordo. Essa empresa gerou emprego, o que mais precisamos nesta região. Não podemos perder essa oportunidade."

O uso do caso da EBX como uma das razões para o "páro cívico" chegou a criar constrangimento aos líderes locais. "Não estamos defendendo a EBX. Defendemos o direito de a população da região ter emprego e condições regionais de desenvolvimento sem a intervenção do governo federal", afirma Edil Gericke, presidente do Comitê Cívico de Puerto Suárez.

Na área, circulou uma informação de que o comitê teria recebido entre US$ 100 mil a US$ 200 mil para promover as mobilizações em favor da empresa. A acusação foi negada veementemente.