Título: China eleva a taxa básica
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Economia & Negócios, p. B6

Medida pode conter crescimento acelerado da economia

Pela primeira vez em 18 meses, o Banco Popular da China, o banco central chinês, aumentou os juros em uma tentativa de conter o acelerado crescimento do país. A taxa básica de empréstimos aumentou 0,27 ponto porcentual e foi para 5,85%. "A alta servirá para consolidar o sucesso do controle macroeconômico e manter a boa tendência do desenvolvimento econômico contínuo, rápido, harmonioso e saudável", justificou o BC da China.

Já a a taxa para depósitos não sofreu alterações e permaneceu em 2,25%. Segundo analistas, essa decisão pode refletir um desejo de limitar o investimento e não o consumo.

Esse aperto monetário é o primeiro desde outubro de 2004, quando o Banco Popular da China também elevou sua taxa de empréstimo em 0,27 ponto. Esse, por sua vez, tinha sido o primeiro aumento dos juros em nove anos.

A economia da China tem crescido cerca de 10% ao ano, aumentando as preocupações sobre um possível estouro da bolha econômica. A concessão de empréstimo, por exemplo, disparou 70% no primeiro trimestre, na comparação a igual período de 2005, ampliando o surto de investimentos e provocando alta recorde dos preços das commodities. O boom também provocou um excesso de oferta de imóveis e bens industriais.

A decisão de aumentar os juros teve reflexo imediato e o preço do petróleo recuou, pois o mercado está questionando as previsões sobre a demanda de petróleo da China, o segundo maior consumidor mundial do produto, depois dos Estados Unidos.

"Existe a percepção de que se a China eleva as taxas de juro, isso pode desacelerar parte das expectativas de demanda que estavam embutidas nos preços", comentou o analista Phil Flynn, da corretora Alaron Trading.

O governo dos Estados Unidos elogiou a decisão de Pequim. "É mais um exemplo de que os chineses utilizam instrumentos do mercado para responder às condições de mercado de sua economia", afirmou o porta-voz do Tesouro americano, Tony Fratto.