Título: Ideli reage a ataques e diz que OAB 'já tem sentença'
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Nacional, p. A11

Líderes do governo na Câmara e no Senado reagiram ontem às críticas ao Congresso feitas pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, na posse da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ellen Gracie. Ele afirmou que a absolvição de deputados condenados por corrupção pelo Conselho de Ética soa à população como escárnio à Justiça.

Dizendo-se indignada com os ataques, a líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), declarou que Busato não poderia dar uma sentença sobre os casos de envolvimento de parlamentares no mensalão antes de os processos na Justiça serem concluídos. "Ele (Busato) falou como se nada tivesse de ser julgado. A OAB já tem uma sentença." Para ela, o discurso do presidente da OAB tirou o brilho da posse de Ellen Gracie. "Era para ser a posse da primeira mulher como presidente do Supremo", afirmou a petista. "Eu saí indignada daquela sessão."

Na Câmara, o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), disse que o presidente da OAB "não foi feliz" ao criticar o Congresso pela absolvição dos parlamentares condenados pelo Conselho de Ética. Segundo ele, Busato entrou em contradição ao criticar as generalizações e usar este mecanismo para fazer uma avaliação sobre o Congresso. Disse ainda que, assim como a OAB tem suas próprias regras, o Congresso também deve ser respeitado. "Quando o plenário decide, é a democracia que está sendo exercida. Busato foi descortês com aqueles que representam a população."

O senador Heráclito Fortes (PFL-PI) disse que a manifestação de Busato foi "soberana". "Nem a posse da presidente do STF pode merecer as palavras da OAB. É o fim do mundo esse governo. Não podemos aceitar que um senador (Ideli) possa calar a voz dos advogados."