Título: Primeira presidente já faz mudanças no Supremo
Autor: Mariângela Gallucci
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Nacional, p. A11

Elle Gracie assume comando do STF e alterações chegam à segurança, que será chefiada por uma mulher

A ministra Ellen Gracie Northfleet tomou posse ontem como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seus 177 anos de história, essa é a primeira vez que o STF é comandado por uma mulher.

Separada, mãe de uma filha e com 58 anos de idade, Ellen Gracie poderá assumir por alguns dias a Presidência da República, o que também será inédito. Isso deverá ocorrer em maio, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajará para a Áustria e os seus sucessores imediatos deverão evitar substituí-lo para não ficar inelegíveis.

Ellen Gracie já exercia o cargo interinamente há cerca de um mês em substituição ao ministro Nelson Jobim, que se aposentou para tentar uma volta à carreira política.

A mudança de administração já é notada em detalhes da rotina da Corte. Além de pequenas reformas, a ministra é responsável por modificações na forma de administrar o tribunal.

Até a segurança do STF dá sinais de mudança. As modificações começaram pela escolha da chefia do setor. A ministra convidou para o posto a capitã Keydina Lima, de 29 anos, da Polícia Militar do Ceará, que já atuou no batalhão de choque e atualmente estava cedida para o Tribunal de Justiça do Estado para fazer a segurança de autoridades. Não há registros de que uma mulher tenha ocupado o cargo antes no STF.

O teste de Keydina no posto ocorreu nesta semana, durante reunião com a equipe de segurança da Presidência da República, que esteve no tribunal para fazer uma avaliação da área. Na ocasião, a capitã foi firme com os seguranças de Lula, causando surpresa na equipe que comandará no Supremo.

A expectativa é de que Ellen Gracie nomeie nos próximos dias outras mulheres para cargos de coordenação no Supremo. E é possível que em breve ela deixe de ser a única ministra do sexo feminino no STF. O presidente Lula deverá anunciar nos próximos dias o nome do ministro ou da ministra que ocupará a cadeira deixada por Jobim. A escolha deverá ficar entre as juristas Misabel Derzi, Maria Lúcia Karan e Carmen Lúcia Antunes Rocha.

Ministra reprova o 'juridiquês'

A ministra Ellen Gracie Northfleet tomou posse ontem na presidência do Supremo Tribunal Federal dizendo que essa foi uma conquista de todas as brasileiras. "Meu compromisso não poderia ser outro que o de desempenhar minhas funções ao limite de minha capacidade para não desmerecê-las (as mulheres)", afirmou.

Em seu discurso, Ellen Gracie também defendeu que o Judiciário adote uma linguagem que seja compreensível, deixando de lado o chamado "juridiquês".

A ministra disse ainda que é necessário fortalecer a Justiça de 1ª instância. "Que todos os cidadãos tenham acesso fácil a um juiz que lhes dê resposta pronta é o ideal a ser buscado", afirmou. "Que a sentença seja compreensível a quem apresentou a demanda e se enderece às partes em litígio. A decisão deve ter caráter esclarecedor e didático."