Título: Alckmin acusa Lula de soberba e de usar salto 15
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/04/2006, Nacional, p. A6

Pré-candidato diz que presidente canta vitória antes da hora e garante não ter problemas na campanha: "Com o PFL está tudo 99% resolvido"

Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorrer à ironia para comemorar a briga no ninho tucano, políticos do PSDB partiram para o contra-ataque. O pré-candidato Geraldo Alckmin afirmou que o PT canta vitória antes da hora. "O presidente está usando da soberba e do salto número 15, mas eu vou para a campanha com as sandálias da humildade", provocou. "E vou virar o jogo."

Na quarta-feira, ao lembrar das brigas na seara petista, Lula dissera que o PT "é um partido tranqüilo" se comparado ao PSDB de Alckmin e ao PMDB do presidente do Senado, Renan Calheiros (AL). Ele se referia às crises que atormentam a campanha de Alckmin, às voltas com problemas até com a aliança entre o PSDB e o PFL.

Em discurso na tribuna do Senado, o líder tucano, Arthur Virgílio (AM), afirmou ontem que dispensa a "análise fajuta" de Lula. Para Virgílio, o PT é tranqüilo "por desconhecer o que acontece dentro dele, que é o partido da corrupção, do mensalão e do aparelhamento."

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), também criticou Lula. Disse que o PT não briga mais porque "está acabando". "As figuras do PT estão desaparecendo do cenário."

Para ele, PSDB e PFL estão fazendo o que devem fazer: discutir internamente. "Unanimidade não existe nem no PSDB. Tivemos dois candidatos e chegamos ao entendimento. O partido saiu unido", avaliou. "O PFL está na busca da definição do seu candidato a vice. Não tenho dúvidas de que prevalecerá o entendimento." Até agora, a tendência é que o líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), seja o vice. Mas uma ala do partido ainda insiste na candidatura do senador José Jorge (PE).

No vôo de Brasília para São Paulo, Alckmin minimizou os percalços. "Com o PFL está tudo 99% resolvido." No fim de semana, ele investirá no Nordeste, viajando a Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE) e Fortaleza. O tucano disse ter certeza de que vai subir nas pesquisas quando começar o horário eleitoral na TV. "Nunca fiz campanha fora de São Paulo e ainda sou desconhecido", argumentou. Alckmin acha que não conseguirá atrair o PMDB para a aliança, mas duvida que isso prejudique sua campanha. Lembrou que PMDB e PSDB farão coligações em vários Estados, onde terá palanques regionais.

"Eu sempre fui do velho e bom manda-brasa: tenho apreço pela democracia e sei respeitar as decisões e a autonomia dos partidos", disse, dando outra estocada em Lula e referindo-se aos tempos em que era do MDB. Na época, a juventude do partido era conhecida como manda-brasa.