Título: Corte de celular em mais 2 Estados
Autor: Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/05/2006, Metrópole, p. C3

Cumprindo decisão judicial, as operadoras Oi, Vivo, Tim e Claro bloquearam ontem os sinais nas torres de celular próximas dos 14 presídios de Vila Velha e Viana, no Espírito Santo. O mesmo ocorreu nas imediações da Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS). O bloqueio também está em vigor em São Paulo, desde o dia 19, em seis cidades.

No Espírito Santo, a determinação do bloqueio foi feita anteontem pelo juiz Paulino José Lourenço, da Vara de Central de Inquéritos. Lourenço deu prazo de 48 horas às operadoras para que solucionem eventuais problemas causados a vizinhos das penitenciárias. Ontem, moradores de Viana reclamaram que não conseguiam fazer ou receber ligações.

Desde quinta-feira, a polícia investiga uma possível ramificação do PCC no Estado. A apuração começou depois da apreensão de panfletos distribuídos em Vitória com supostas ordens da facção para o fechamento do comércio na cidade.

Em Campo Grande, a 1.ª Vara de Execução Penal determinou que o sinal de celular na Penitenciária de Segurança Máxima fique bloqueado por, pelo menos, 30 dias. Orelhões que ficavam no saguão de recepção de visitantes e na frente do presídio, depredados por parentes de presos durante uma rebelião ocorrida no Dia das Mães, foram retirados ontem .