Título: STF contesta comparação entre salários dos 3 Poderes
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2006, Nacional, p. A6

Uma nova polêmica surgiu ontem na discussão sobre os reajustes. O Supremo Tribunal Federal (STF) contestou comparações entre salários dos servidores dos três Poderes divulgadas na véspera, atribuídas ao Ministério do Planejamento. Em nota, diz que os números são incorretos e o ministro Paulo Bernardo foi alertado disso na reunião para discutir a política de cargos e salários, no Planalto.

A presidente do STF, Ellen Gracie Northfleet, fez na reunião "uma série de observações acerca da inconsistência dos dados e da indevida comparação com gastos na mesma rubrica entre os três Poderes", diz a nota. "Ela ponderou ao ministro do Planejamento que não se deveria trabalhar com aqueles números, por serem incorretos."

Segundo o STF, ao contrário dos outros Poderes, "o Judiciário tem folgada margem orçamentária" até atingir os limites com pessoal. "Apesar de todas as demonstrações do interesse geral da sociedade no aprimoramento da prestação de serviços do Judiciário, uma tal distorção de dados cria dificuldades para negociações que estão em curso." A nota informa que, em conversa ontem por telefone, Bernardo disse a Ellen que, diferente do noticiado, a negociação sobre o plano de cargos e salários do Judiciário continua.