Título: Serra diz que problema está na capital e elogia interior
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/06/2006, Nacional, p. A8

Em mais um dia típico de campanha pelo interior paulista, o ex-prefeito de São Paulo e pré-candidato ao governo do Estado pelo PSDB, José Serra, afirmou ontem que o problema do País, em especial o da educação, está nas grandes cidades e periferias. "Você vai para uma cidade como São Paulo, na grande São Paulo, tem muita pobreza. Não é o interior não, porque o interior brasileiro, o interior de São Paulo, é um país desenvolvido", disse ele em Jaú, a 300 quilômetros da capital.

"Às vezes a gente não tem consciência, mas o interior de São Paulo é uma espécie de interior europeu" frisou. "Se você vê aqui em Jaú os índices sociais não são muito diferentes dos de países desenvolvidos. O grande problema nosso está nas grandes cidades, nas periferias das grandes cidades."

Na visita, ele prometeu manter o sistema progressivo nas escolas, mas com dois professores no primeiro e quarto anos do ensino fundamental. "Com o sistema de reprovação, você põe a garotada de volta pra rua. Agora, o que tem que fazer é acompanhamento e reforço: dois professores por sala de aula no primeiro ano; aulas extras reforçadas na quarta série."

Serra aproveitou o assunto para elogiar as administrações do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do ex-governador paulista Mário Covas por aumentarem o número de vagas nas escolas. E prometeu, caso vença a eleição, priorizar um salto de qualidade no ensino. "Qualidade é crucial nesse momento", anotou.

ALCKMIN

Serra descartou qualquer possibilidade de assumir a candidatura tucana à Presidência, no lugar do ex-governador Geraldo Alckmin. "De forma nenhuma, não há menor hipótese disso. E mais ainda: o Alckmin aqui em São Paulo está muito bem nas pesquisas, está ganhando eleição também. O que tem que fazer é levar o trabalho que ele fez, o conhecimento disso, para o resto do Brasil. E eu tenho certeza de que isso vai ser possível no horário eleitoral e ele vai vencer a eleição", reforçou.

O ex-prefeito disse que não há necessidade de subir no palanque de Alckmin fora de São Paulo, mas se colocou à disposição para ajudar na campanha presidencial. "Não acho necessário, mas, se for o caso, estou absolutamente disponível para isso."

Mais tarde, em discurso a correligionários e líderes no sindicato do setor calçadista da cidade, Serra reiterou, como fizera no fim de semana, que ele próprio fará a campanha de Alckmin no Estado. "Alckmin não precisa nem vir a São Paulo. Nós, e aí peço a ajuda de vocês, fazemos campanha pra ele. Ele precisa ir onde não é conhecido."