Título: Mídia internacional fala em embaraço para Lula
Autor: Roldão Arruda
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/06/2006, Nacional, p. A8

Os órgãos de imprensa internacionais trataram o tumulto de terça-feira como uma ação de vandalismo e ressaltaram que o incidente pode causar problemas para o presidente Lula. Sua imagem sairia abalada do evento porque o líder do Movimento de Libertação dos Sem-Terra (MLST), que comandou a invasão, Bruno Maranhão, é membro da Executiva Nacional do PT, partido do presidente.

A BBC, de Londres, enfatizou que a invasão criou embaraço a Lula e pode trazer problemas maiores ainda na sua busca pela reeleição, principalmente porque o presidente tem tradicionalmente o apoio dos movimentos de sem-terra. O texto lembra que em 2002, quando foi eleito, Lula prometeu adquirir terras improdutivas para distribuí-las para famílias pobres que não tivessem casa própria.

Para a BBC, as ações agressivas dos sem-terra vêm acontecendo porque, de acordo com o MST, Lula falhou na política da reforma agrária.

O jornal El País, da Espanha, além de lembrar a ligação de Lula com o MST, disse que o atentado foi um crime contra a democracia e destacou o repúdio das autoridades contra a ação. O jornal espanhol falou ainda do ineditismo do ato. Observou que nunca o Congresso havia sofrido agressão semelhante, a ponto de o presidente da Câmara, Aldo Rebello (PC do B-SP), pedir reforço policial para conter os invasores.

Na América Latina, os jornais El Mercurio, do Chile, La Nación, da Argentina, e El Comercio, do Peru, destacaram a questão da reforma agrária no Brasil e a forma que o assunto tem sido tratado, associando a imagem de Lula à do MST. O diário peruano fez um histórico das ações do MST e do MLST,este último apresentado como uma dissidência mais radical do primeiro. Também lembrou que o movimento tinha sido responsável pela invasão do prédio do Ministério da Fazenda, no ano passado.