Título: EUA querem que aliados apliquem sanções a Irã
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/05/2006, Internacional, p. A13

Os Estados Unidos estão pressionando a Europa e o Japão para a imposição de sanções econômicas ao Irã se os esforços diplomáticos não resolverem o impasse sobre o programa nuclear do país, informou ontem o diário The Washington Post, citando memorandos do governo americano e entrevistas com autoridades envolvidas no caso.

Na quinta-feira, chanceleres dos membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Rússia, China, EUA, França e Grã-Bretanha) se reunirão para discutir um pacote de incentivos econômicos e tecnológicos que será oferecido ao Irã para que desista de seu programa de enriquecimento de urânio. Essa etapa do ciclo nuclear pode levar à produção de armas, daí a pressão para que o país a abandone.

As medidas defendidas pelos EUA, caso o Irã recuse os incentivos, seriam tomadas sem o aval do Conselho de Segurança e visam a diminuir a liberdade financeira de toda autoridade, entidade e cidadão iraniano que os EUA considerem ligados ao enriquecimento de urânio, à corrupção, à supressão da liberdade religiosa ou democrática e ao apoio a grupos extremistas no Iraque, Líbano e territórios palestinos.

A meta também é restringir o acesso do Irã a divisas estrangeiras e aos mercados globais, fechar suas contas no exterior e congelar seus ativos na Europa e Ásia. Os EUA não têm relações diplomáticas com o Irã e impõem sanções ao país há quase 30 anos. Até agora, Europa e Japão não aderiram ao plano, pois dependem do petróleo iraniano e temem os efeitos colaterais das sanções.